100 anos do naufrágio do Titanic

100 anos do naufrágio do Titanic

Em 1907 a empresa White Star planejou a construção de três navios - Olympic, Britannica e Titanic - para competir com os navios luxuosos e rápidos recém-lançados pela rival Cunard Lines.

Em Belfast na Irlanda, a empresa Harland and wolf inicia a construção do Titanic. Quinze mil homens trabalharam na obra, que levou três anos para ser finalizada, com custo aproximado de US$ 4oo milhões.

O Titanic tinha 268 metros de cumprimento e pesava 46 mil toneladas, na época era o maior navio do mundo.

A grande escadaria, com 18 metros de altura e 5 de largura, feita de carvalho e localizada bem abaixo de uma cúpula de cristal era um dos símbolos da ostentação que imperava no navio, que também tinha piscina aquecida (a primeira em um cruzeiro), academia, sauna, quadra de squash biblioteca e quatro elevadores.

A única viagem do Titanic teve início em 10 de abril de 1912 em Southampton na Inglaterra, com destino a Nova York, nos EUA. Houve paradas para embarque em Cherbourg na França e Queenstown, na Irlanda.

Uma hora após a colisão com o iceberg, por volta de 1 hora da manhã do dia 15 de abril de 1912, o primeiro dos 20 botes salva-vidas disponíveis é lançado ao mar com 28 passageiros, apesar de ter capacidade para 65. Por causa da confusão, os botes saem do navio sem a lotação máxima.

Apenas 705, dos mais de 1.500 passageiros do Titanic sobreviveram a tragédia que completou 100 anos em neste ano. Cinco inquéritos foram instaurados para apurar as causas do acidente, mas nunca foram apontados culpados para o caso.

Uma equipe do oceanógrafo americano Robert Ballard descobriu os destroços do navio a cerca de quatro mil metros de profundidade em águas internacionais, em 1985. Os destroços do Titanic agora estão protegidos pela convenção da Unesco para proteção do patrimônio cultural subaquático.


Nenhum comentário:

Ei! Vai embora ainda não. Tem mais para ver. Outros post's . Clicka aí vai!!